Bem-vindo à página oficial do Programa de Integridade do Grupo ENM.
Aqui, reafirmamos nosso compromisso com a ética, a transparência e a responsabilidade em todas as nossas ações.

O que é um Programa de Integridade?

Um Programa de Integridade é um conjunto de diretrizes, políticas e ações adotadas pelo Grupo ENM para garantir a conformidade com leis, regulamentos e padrões éticos. Seu objetivo é prevenir, detectar e corrigir condutas inadequadas, promovendo uma cultura organizacional baseada na transparência, responsabilidade e ética nos negócios.

Por meio do nosso Programa de Integridade, fortalecemos a cultura ética da empresa, garantindo que nossos valores sejam refletidos em todas as nossas ações. Além disso, disponibilizamos um canal de denúncias seguro para que qualquer conduta inadequada possa ser reportada e tratada com seriedade e imparcialidade.

Código de Conduta Ética

Nosso Código de Conduta Ética orienta as relações e decisões da empresa, garantindo que todas as ações sejam pautadas pelo respeito, integridade e responsabilidade.

Políticas Corporativas

As políticas corporativas são diretrizes formais que estabelecem os princípios, regras e melhores práticas para a gestão e operação dos processos do Grupo ENM. Elas servem como referência para garantir a conformidade com legislações, padronizar processos e orientar a conduta de colaboradores, parceiros e demais agentes envolvidos.

Essas políticas abrangem diversas áreas, como governança, segurança da informação, recursos humanos, comercial, logística, entre outras. Seu objetivo é promover uma cultura organizacional sólida, baseada na transparência, na eficiência e no compromisso com a responsabilidade corporativa.

Políticas relacionadas ao Programa de Integridade



Política Anticorrupção e Relacionamento com Agentes Públicos
Uma importante política relacionada ao Programa de Integridade é a que trata sobre o combate a corrupção e traz as orientações sobre o relacionamento saudável com agentes públicos. Esse é um importante compromisso com uma gestão (público e privada) eficiente e ética.


Política de Brindes, Presentes e Hospitalidades
Este documento orienta colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros sobre a oferta e recebimento de itens que tenham essas características. Essas regras são essenciais para promover relações éticas, garantir transparência e prevenir conflitos de interesse.


Política de Patrocínio e Doações
Uma das características do Grupo ENM é o compromisso com ações sociais voltadas à comunidade onde estamos inseridos. Para garantir que essas iniciativas sejam conduzidas com transparência, critérios bem definidos e alinhamento aos nossos valores, estabelecemos a Política de Patrocínio e Doações.

Esse documento orienta como são realizadas contribuições para projetos sociais, culturais, educacionais e esportivos, assegurando que os recursos sejam destinados de forma ética e responsável, sempre em conformidade com as diretrizes internas e a legislação vigente.

Canal de Ética e Respeito

Esta é uma ferramenta segura, sigilosa e anônima para você relatar irregularidades e desvios éticos. Ele é gerenciado pelos Comitês de Ética e da Mulher que analisam os relatos e indicam as medidas disciplinares, quando cabível.




Conheça o fluxo de apuração de uma denúncia

Conheça o Comitê de Ética e Integridade e o Comitê da Mulher
O Comitê de Ética e Integridade avalia a elaboração, implantação e adequação do Programa de Integridade do Grupo ENM. É um órgão auxiliar de assessoramento e apoio a Administração, com caráter consultivo, proposital e informativo, além de ser responsável pela supervisão do Programa de Integridade e do Canal e Código de Conduta e Ética do Grupo ENM. Este comitê é formado por profissionais multidisciplinares envolvendo as áreas de Controles Internos, Gestão Humana, Jurídico e Diretoria.

O Comitê da Mulher atua como um canal de acolhimento e apoio, recebendo manifestações e esclarecendo dúvidas sobre questões que possam comprometer a segurança e a integridade feminina. Para garantir proximidade e acessibilidade, cada unidade de negócio conta uma representante, facilitando a comunicação presencial quando necessário. Nosso compromisso é oferecer um ambiente seguro e acolhedor, promovendo o bem-estar e a proteção das mulheres em situação de vulnerabilidade.